OS SUPER APÓSTOLOS

Esse artigo foi originalmente escrito em 18 de Maio de 2012. Se título fosse bom Jesus nos teria mandado "ordenar" ao invés de batizar. Tenho tremendas dúvidas dos benefícios espirituais provinda de títulos para a igreja. O que vejo é a insegurança, vaidade e um desejo de dominar se aperfeiçoando com os títulos. A cada dia inventam-se mais e mais títulos. Líderes fracos precisam da exterioridade de títulos para impressionarem os fieis e se sentirem relevantes.

É ironico que homens de Deus que fizeram historia através do Evangelho são conhecidos pelo seu nome próprio e não pelo título. Ninguém diz Pastor Moody, Mas D. L. Moody, ninguém diz Pastor Charles mas Charles Spurgeon, não dizemos Pastor Billy Graham, somente Billy Graham. Paulo, Pedro, Tiago, Estevão são chamados pelos seus nomes próprios e suas funções vinham depois; Paulo, o apóstolo, em minusculo. Até mesmo Jesus é chamado por seu nome próprio. 

O grego antigo não foi escrito apenas com maiúsculas e sem diacríticos até os séculos 9 a 10 como afirmaram alguns, na verdade os escritores do grego antigo eram instruídos com a escrita policônica e minúscula, usando letra maíscula para nomes e palavras importantes. No grego das escrituras, a palavra apóstolo está sempre no minúsculo, e vem precendendo os nomes próprios. Pedro, apóstolo de Jesus Cristo... (1Pedro 1:1) e "Paulo, apóstolo de Cristo Jesus," (1Tim1:1) Essas menções da palavra apóstolo com 'a' minúsculo, vindo depois do nome próprio se referem a uma função e não a um título, por isso eles não são apótolos de si mesmos, mas apóstolo de Jesus, denota um serviço temporário debaixo da autoridade de alguém maior. 

A única vez nas escrituras em que a palavra apóstolo vem em maiúsculo e antecede o nome próprio e é usado como título é em relação a Jesus Cristo em Hebreus 3:1 "considerai o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus," Quem segue essa regra no uso do título de apóstolo se considera igual a Jesus, mas sem os cravos nas mãos, por sinal. 

Quero ser claro na minha posição. Paulo e Pedro se referiam a si mesmos como na função apostolica, mas nunca usurparam para sí o título de Apóstolo que pertence a Jesus somente. Quando alguém usa o título de Apóstolo com 'A' maiusculo antecedendo seu nome, comete os pecados de usurpação e blasfémia. Apóstolo é o título daquele que morreu na cruz pelos nossos pecados. Pedro, o apóstolo era servo do Apóstolo Jesus Cristo. Há uma diferença em como a palavra apóstolo era usada. 

Paulo que escreveu o livro de Efésios antes mesmo dos evangelhos serem escritos, diz em 4:11 "E ele deu uns como apóstolos," se referindo aos 12 apóstolos de Jesus. A prova do que afirmo está em Apocalipse 21:14 "O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro." A menos que você acredite que o nome René Terra Nova ou Valdomiro Santiago estejam escritos nas portas da Nova Jerusalém eu sugiro que você me dê ouvidos. 

São doze os apóstolos escolhidos por Jesus que representam as 12 tribos de Israel. São doze no inicio e são doze no final. Estará Jesus aumentando o número de portas na Nova Jerusalem para acomodar tantos outros nomes de Apóstolos modernos?

Aos que teimosamente fazem menção dos ministérios em Efésios 4:11 se esquecem de ler que o verso 8 claramente afirma que se tratam de dons não de títulos. O texto diz que "deu" uns para apóstolos, do grego didōmi (passado) que indica que mesmo que os dons do Espírito Santo continuem ainda hoje, não o ofício de apóstolo. A Bíblia é bem clara sobre os 12 apóstolos do cordeiro, um número finito (Apoc 21:14, Lucas 6:13, Mateus, 10:2).

Aprenda a verdade: Se a posição de apóstolo estivesse 'aberta para um número indefinido', Pedro não teria convocado uma reunião e determinado um sorteio para decidir entre dois homens, José Barsabas e Matias o Justo, sobre qual deles tomaria a posição de apóstolo deixada por Judas (Atos 1:23). Pedro viu que faltava apenas 1 apóstolo. Se fosse uma posição aberta na igreja, Pedro não se importaria em que o número fosse 11 ou 13 ou 723.098.

Pedro no cenáculo, fez saber a todo crente as qualificações necessarias para que alguém se tornasse apóstolo. Atos 1:21 "É necessário, pois, que dos varões 'que conviveram conosco' todo o tempo em que o Senhor Jesus andou entre nós, começando 'desde o batismo de João até o dia em que dentre nós foi levado para cima', um deles se torne 'testemunha conosco da sua ressurreição.' 

Qualificações para o apostolado segundo Pedro: 

1- Ter convivido com Jesus e ter andado com os discípulos 
2- Ter sido testemunha ocular do batismo de Jesus 
3- Ter sido testemunha ocular da ressurreição 
4- Ter sido testemunha ocular da assenção de Jesus aos céus 

O princípio por trás desses pre-requisitos mencionados por Pedro para ser apóstolo era esse: '...pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra será confirmada...' Mateus 18:16, 2Cor 13:1. O poder do testemunho ocular dos feitos de Jesus possuiam um impacto extraórinário. No mundo do primeiro século todo caso, acordo, contrato e julgamento eram baseados em testemunhas oculares. 

De Pedro a Cornélio, "Nós somos testemunhas de tudo quanto (Jesus) fez, tanto na terra dos judeus como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro. Atos 10:39. E ainda Pedro se posiciona como apóstolo quando escreve "... vos fizemos conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, pois nós fomos testemunhas oculares da sua majestade." Por causa dessas mesmas pre-qualificações os apóstolos originais de Jesus tinham problemas em aceitar a Paulo como apóstolo. 

Pedro reconheceu o apostolado de Judas, ainda que essa tenha traído a Jesus, quando disse: pois ele era 'contado entre nós' e teve parte neste ministério. Dentre 120 pessoas somente duas se qualificavam para o apostolado. Somente duas preenchiam o requerimento de terem sidos testemunhas oculares de Jesus no seu batismo, ressurreição e assenção. Se qualquer dos 120 se qualificassem Pedro pediria que Deus indicasse dentro os 120 qual seria o novo apóstolo. Mas foi somente sobre José e Matias que eles oraram pedindo a Deus "mostra qual destes dois tens escolhido para tomar o lugar neste ministério e apostolado," 

Paulo nunca foi reconhecido como apóstolo pelos outros apóstolos exatamente por não estar entre os discípulos quando Jesus estava presente em carne. Por esta razão ele se defende escrevendo que viu o senhor Jesus no caminho para Damasco. 1 Cor 9:1 "Não sou apóstolo? Não vi eu a Jesus nosso Senhor?" e ainda Galatas 1:1 "Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por intermédio de homem algum... " Pois os discípulos consideravam como apóstolos somente aqueles que viram ao senhor encarnado, batizado, ressurreto e subindo ao céu. Está na Bíblia, só na vê quem não quer! 

Entre todos os discípulos, somente Pedro e Paulo, se auto-nominam apóstolos nas escrituras. 

Das 22 vezes que a escritura se refere a Paulo como apóstolo, somente duas pessoas o reconhecem como tal, ele mesmo e Lucas, seu companheiro de viajem. Nenhum dos onze e nenhum dos discípulos, nas escrituras, jamais se referiram a Paulo como a um apóstolo. 

Paulo se considerava um apóstolo de Jesus Cristo, ao se tornar testemunha ocular quando o Senhor lhe apareceu ressurreto na estrada de Damasco. Mas essa era a convicção pessoal de Paulo não a posição dos outros apóstolos. 

Paulo mesmo confessa que não era reconhecido como apóstolo em 1Cor 9:2 "Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos para vós o sou..." 

Eu questiono a igreja de nossos dias, se Paulo, que viu o Senhor na estrada de Damasco, teve problemas sérios em ser considerado um apóstolo, com 'a' minusculo. Que faremos com os que hoje se auto intitulam Apóstolos com 'A' maiusculo mas que nunca foram testemunhas oculares de nada sobre o Jesus encarnado? 

Na Bílbia, apóstolo não é um supervisor de igreja. Apóstolos foram os legisladores da nossa doutrina cristã. Dos apóstolos recebemos a herança passada a Eles por Jesus descrita nas escrituras como o 'fundamento dos apóstolos'. O Novo Testamento contém o testemunho escrito dos 12 únicos apóstolos ao mundo por todas as gerações até a volta de Jesus. A reunião de Tiago e os apóstolos em Jerusalem determinou os rumos da igreja gentia, essa é a função de apóstolo e na direção determinada pelos apóstolos de Jesus nas escrituras a Igreja deve caminhar. Quando alguém se nomina apóstolo ele se iguala em autoridade aos apóstolos da Bíblia, usurpa para si uma autoridade que não possui, pecando por vaidade, arrogancia e falta de temor de Deus. 

Se os apóstolos escreveram a maior parte do Novo Testamento, e os apóstolos podem ser ordenados hoje (embora Jesus nunca ordenou apóstolos, eles o chamou pelo nome) não poderia então os escritos do Waldomiro Santiago ter a mesma autoridade que as cartas de Paulo? Afinal, não são ambos apóstolos? 

O que impede que um desses 'apóstolos' de tentar acrescentar algo à Bíblia? O que impede um desses apóstolos de escrever uma carta à certa igreja e pedir que essa seja anexada a Bíblia? Parece uma impossibilidade, mas esse é o precedente que abrimos quando investimos pessoas de um título que faz referência à um ministerio distinto e único na historia do cristianismo. 

Sou educado o suficiente para respeitar o direito das pessoas de usar qualquer título que desejem, porém sou convicto o suficiente na palavra para saber que títulos são uma grande bobagem. O reconhecimento ministerial vem pelos frutos e não através de títulos. Assim eu escrevi no artigo "Título não cobre nudez": 

Paulo escreveu: "Os sinais do meu apostolado foram, de fato, operados entre vós pela constância de sinais, prodígios e milagres." (2Cor 12:12) - A autoridade espiritual traz o reconhecimento, e não o contrário. Temos hoje pelo mundo milhares de apóstolos ordenados, mais do que em toda a historia da Igreja, e no entanto não temos 0,01% dos sinais e milagres e prodigios que persistiam diariamente na vida dos apóstolos originais. Pelo contrário, os níveis morais da igreja evangelica moderna são os mais baixos da historia da Igreja. Algo está muito errado. 

(Inferencia em 2021) Em tempos de crise os verdadeiro apóstolos deixaram nas escrituras sagradas a direções para a Igreja a como agir nas crises. Busquem a ler as escritures e continuem a crer. Enquanto os apóstolos de araque estão apenas tentando salvar a si mesmos, a verdadeira igreja, guiada pelo Espírito Santo, irá prevalecer e sair mais poderosa dessa crise. Deus está peneirando aos santos e os que permanecerem em fé serão fortalecidos e milhões de almas serão tocadas pelo palavra do nosso testemunho. 

Wesley Moreira