SERÃO OS CRISTÃOS ARREBATADOS SECRETAMENTE?

No fim de semana passado, o thriller escatológico Left Behind estreou nos cinemas. Ele se junta a uma enxurrada de filmes cristãos este ano, incluindo Êxodo, Filho de Deus, Deus não está morto, O céu é real e Noé. Ok, não vamos contar com Noé.

O filme Left Behind se destaca entre esta onda de filmes cristãos, não apenas porque é estrelado por Nicholas Cage, e não apenas porque é baseado nos romances de grande sucesso Left Behind de Tim LaHaye e Jerry Jenkins. Talvez mais do que os outros filmes, Left Behind captura a imaginação dos crentes porque retrata um evento futuro que muda o mundo: o arrebatamento secreto, aquele momento em que Jesus repentinamente arrebata todos os cristãos anos antes de sua segunda vinda visível.

Como disse o produtor e escritor Paul LaLonde: "É um filme baseado na Bíblia, é uma história bíblica, é uma história verdadeira - simplesmente não aconteceu ainda." Como resultado, podemos nos perguntar: como será quando todos os cristãos desaparecerem repentinamente? Quão perto estamos do arrebatamento? Serei levado ou deixado para trás?

Mas há outra pergunta que devemos fazer, uma que pode surpreendê-lo:

"É o arrebatamento é ensinado na Bíblia?"

Pode ser um choque saber que muitos cristãos que crêem na Bíblia hoje duvidam do arrebatamento, e que a maioria dos cristãos ao longo da história nunca tinha ouvido falar dele.

A doutrina do arrebatamento secreto surgiu durante o início do século 19 por meio dos ensinamentos de John Nelson Darby (1800–1882). Darby foi um dos primeiros líderes do movimento Irmãos de Plymouth, e seus ensinamentos ficaram conhecidos como "dispensacionalismo".

O dispensacionalismo de Darby distinguiu nitidamente entre Israel e a igreja. O primeiro era terreno, ele acreditava, e o último, celestial. Deus tinha dois povos distintos e planos separados para cada um. Assim, Darby entendia que as profecias do Antigo Testamento se aplicavam apenas a Israel, o povo terreno de Deus. Em vez de "espiritualizar" tais profecias, ele esperava um cumprimento literal das promessas de Deus ao Israel literal. Então, quando, de acordo com o pensamento dispensacional, Deus cumpriria suas profecias para Israel? Durante o milênio (Ap 20: 1-8) após a segunda vinda de Jesus.

Portanto, para que Deus retome esses planos para Israel, acreditava Darby, Deus primeiro precisaria remover a igreja do mundo. Daí surgiu a necessidade do arrebatamento secreto. Darby havia proposto algo novo: um retorno de Jesus em duas fases. Jesus viria primeiro para “arrebatar” a igreja e depois voltaria novamente em glória visível.

As opiniões de Darby se espalharam rapidamente, especialmente nos Estados Unidos. O sistema dispensacionalista, incluindo o arrebatamento secreto, foi disseminado por meio de conferências de profecia e recebeu apoio de evangelistas como D. L. Moody e Billy Sunday. De longe, o impulso mais importante para o ensino de Darby, no entanto, veio da Bíblia de Referência Scofield. O trabalho de Scofield se tornou o padrão inglês para fundamentalistas cristãos crentes na Bíblia no início do século 20 e, no processo, expôs milhares de leitores à doutrina do arrebatamento secreto por meio de suas notas de estudo informadas sobre a dispensação.

A doutrina do arrebatamento secreto continuou a ganhar força na segunda metade do século 20, e o advento do Israel moderno em 1948 parecia um sinal claro de que Deus estava reiniciando seus planos para Israel. O arrebatamento deve estar próximo! Livros como The Late Great Planet Earth, de Hal Lindsay, e filmes como A Thief in the Night popularizaram o ensino dispensacionalista. E ainda há os romances Deixados para Trás, que venderam milhões de cópias e capturaram a imaginação de uma nova geração.

A ascensão e disseminação do ensino do arrebatamento secreto é uma história notável. Em apenas um século e meio, uma doutrina até então desconhecida tornou-se uma esperança escatológica central para milhões.
  
O arrebatamento existe nas Escrituras?

Em última análise, devemos avaliar a doutrina não na narrativa da história da igreja, mas no texto das Escrituras. O fato de que o arrebatamento secreto e o dispensacionalismo são as novas crianças do bloco escatológico não significa necessariamente que sejam falsos. As gerações anteriores podem ter interpretado mal suas Bíblias. Como protestantes, consideramos as Escrituras, e não a tradição da igreja, como autoridade.

Mas o arrebatamento secreto também enfrenta desafios bíblicos. Não existem textos bíblicos que ensinem explicitamente o arrebatamento secreto ou algo como a vinda de Jesus em duas fases. As passagens que supostamente descrevem o arrebatamento secreto podem ser facilmente lidas como se referindo à gloriosa e definitiva segunda vinda de Jesus e, de fato, têm sido lidas dessa forma ao longo da história da igreja.

Por exemplo, o Novo Testamento avisa repetidamente que Jesus voltará inesperadamente “como um ladrão” (por exemplo, Mateus 24: 42–44; 1 Tes. 5: 2; 2 Pedro 3:10). Muitos lêem isso como uma descrição do retorno de Jesus a qualquer momento no arrebatamento secreto. No entanto, em cada uma dessas passagens, o contexto parece indicar que a vinda em questão é o retorno público e triunfante de Cristo em glória no Dia do Senhor (por exemplo, Mateus 24: 30-31; 1 Tes. 4:16; 2 Ped. . 3: 10-13). A metáfora do ladrão se refere à impossibilidade de saber o dia e a hora que ele vem, e não de que o ladrão virá e irá secretamente.

E então há o aviso de Jesus de que em sua vinda “dois homens estarão no campo; um será levado e o outro deixado. Dois homens estarão moendo com um moinho manual; um será levado, o outro deixado ”(Mt 24: 40-41). Isso não descreve o arrebatamento? Duas pessoas estão no carro: uma é levada, a outra é deixada. Daí o adesivo de para-choque: “Em caso de arrebatamento, este carro ficará sem tripulação.”

Mas, novamente, a “vinda” de Jesus para levar as pessoas (24:39) já foi identificada como sua vinda em glória no contexto imediato (24: 30-31) sem qualquer indicação textual clara de que outra vinda está pública. Além disso, a analogia do Velho Testamento com Noé e o dilúvio sugere que aqueles “levados” são na verdade aqueles que foram varridos no julgamento (24:39)!

Além do mais, a resposta para a pergunta: “... levados ... para onde senhor?” sugere que os que foram levados pereceram. “Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres.” Lucas 17:37

Embora seja possível que esses textos ou outros descrevam um arrebatamento secreto separado do retorno definitivo de Jesus, não é claro ou, talvez, até mesmo provável que assim ocorra. Novamente, parte do que impulsiona a doutrina do arrebatamento secreto é a função que ela serve no dispensacionalismo clássico para separar o funcionamento atual de Deus em Israel e na igreja.

O arrebatamento secreto foi uma doutrina criada para dar suporte ao dispensacionalismo e não tem vida própria sem este.

Os cristãos devem assistir deixados para trás?

Eu não vi o novo filme Deixados para trás, e provavelmente não irei. Estou evitando-o principalmente porque as críticas são muito ruins e estou muito ocupado para arte potencialmente ruim. Mas, de maneira mais geral, o que os cristãos devem fazer com filmes, livros ou ensinamentos baseados na teoria do arrebatamento secreto?

Veja, leia e ouça o que quiser, mas esteja atento. Esteja ciente do contexto histórico e dos desafios bíblicos que cercam a doutrina do arrebatamento secreto. Não presuma que é verdade apenas por causa do efeito emocional de sua representação em um filme ou livro. Assim como, em última análise, não construímos nossas crenças na tradição da igreja, também não devemos construir nossas crenças em filmes ou romances populares.
               
E esteja ciente de que o arrebatamento secreto é uma daquelas “questões doutrinárias secundárias” sobre as quais os cristãos podem discordar. Fico triste ao pensar em igrejas ou cristãos se dividindo por causa disso. Se você for um cético do arrebatamente secreto (como eu), ficará chateado se estiver errado e for arrebatado? “Ei Jesus, por que você me arrebatou? Você não leu meu artigo sobre o arrebatamento?”
     
Se, por outro lado, você fanático do arrebatamento, irá parar de seguir fielmente a Jesus se as coisas piorarem, a perseguição e o sofrimento vierem e o arrebatamento não ocorrer?

Finalmente, esteja ciente de sua esperança. Enquanto você geme neste mundo quebrado e encharcado de pecado, coloque sua esperança na vinda de Jesus, não em uma certa teoria de como ele virá. É claro que aqueles que acreditam no arrebatamento secreto acreditam que Jesus está voltando. Mas, quando converso com essas pessoas, às vezes tenho a sensação de que elas ficam realmente consoladas por saber que serão teleportadas antes que o mundo fique completamente corrupto.

Lembre-se, a esperança gloriosa da igreja sempre esteve no retorno triunfante de Cristo. Independentemente de como você acredite como fim dos tempos acontecerá, que o próprio Jesus ocupe o centro dele na sua interpretação.

Jeramie Rinne é a pastor sênior da Igreja da Comunidade Evangélica de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.