LISTA DE 10 - SISTEMA DE LEITURA DA BÍBLIA

Sempre me perguntam como leio a Bíblia e de que maneira busco entende-la. Ora a resposta da segunda pergunta é a primeira, 'scriptura interpretans scripturam', a escritura interpreta a escritura, esse foi o princípio usado pela Reforma Protestante.



Recomendo o método que eu uso pessoalmente mas que foi desenvolvido pelo Professor Grant Horner (foto), que abaixo explica como seu sistema funciona.

O Método Horner de  Leitura

Cada dia você vai ler um capítulo de cada livro de cada uma das dez listas. É isso mesmo - dez capítulos por dia! Use dez marcadores para as listas individuais para manter o controle sobre quais livros e capítulos você esta lendo.

No primeiro dia, você lê Mateus 1, Gênesis 1, Romanos 1, e assim por diante. No dia 2, leia Mateus 2, Gênesis 2, etc... No dia 29, você terá acabado Mateus, então vá a Marcos 1 na lista do Evangelho, você também vai estar quase no fim de 2 Coríntios e Provérbios, você vai estar lendo o Salmo 29 e Gênesis 29, e assim por diante. Quando você chegar ao último capítulo do último livro em uma lista - comece tudo de novo. Gire todo o caminho através de todas as Escrituras constantemente.

Uma vez que as listas variam em comprimento, as leituras devem começar a se entrelaçar em uma constante mudança de maneiras. Você nunca lerá o mesmo conjunto de dez capítulos juntos novamente! Todos os anos você vai ler todos os quatro Evangelhos quatro vezes, o Pentateuco duas vezes, as cartas de Paulo de quatro a cinco vezes cada uma, os livros de sabedoria do Antigo Testamento seis vezes, todos os Salmos pelo menos duas vezes, todos os Provérbios bem como Atos uma dúzia de vezes, e todo o Antigo Testamento e os livros proféticos cerca de uma vez e meia. Desde que o entrelaçamento está em constante mudança você experimentará a Bíblia comentando de si mesma em uma infinidade de diferentes maneiras. Você estará usando o antigo princípio da Reforma Protestante que é "scriptura interpretans scripturam”, a escritura interpreta a escritura, em ação!

Depois de ler qualquer livro da Bíblia em particular uma ou duas vezes, a sua velocidade na leitura daquele livro normalmente duplica ou triplica. Isso acontece porque você está familiarizado com ele e pode se mover com mais rapidez e confiança. O que mostra que você não é mais apenas um decodificar daquele texto, mas você está pensando através do contexto de toda a Escritura!

Mesmo um leitor "médio", se concentrando em mover-se através do texto, ao invés de tentar entender tudo, normalmente pode fazer isso em cerca de uma hora por dia, de 5-6 minutos por capítulo. Muitas pessoas relataram se movendo com confiança através dos dez capítulos em 35-40 minutos. Se você está tomando mais tempo, então você está "lendo errado". Mantenha o foco, relaxado, em apenas manter o fluir da leitura em movimento com velocidade moderada mas consistente é a chave. Como na "anatomia" olhando para o corpo inteiro, você não está estudando minuciosamente órgãos ou sistemas de órgãos, tecidos e células separadamente - não é microbiologia. A microbiologia e o estudo de órgãos fazem mais sentido quando você sabe como funciona toda a estrutura do corpo humano é como todas as partes, grandes e pequenas, se relacionam em perfeita interdependência.

Depois de apenas alguns dias, a leitura fica muito mais fácil, em um mês vai ser um hábito, e em seis meses você vai se perguntar como você conseguiu sobreviver antes com uma dieta tão magra da Palavra. E então, você compartilhará com os outros esse mesmo sistema!

Comecei em 1983 como um cristão nascido de novo e já li a Bíblia centenas e centenas de vezes. Você também precisa obter uma Bíblia, separa-la e mantê-la, e fazer toda sua leitura nela, então você aprenderá onde encontrar tudo naquela Bíblia. Eu tenho a mesma Bíblia desde 1983 e sei o que estou falando intimamente. Se você continuar mudando de Bíblias irá "perder" essa intimidade com o texto. Encontre uma tradução e formato que você gosta e case-se com ela. Isso é fundamental!

Sua Bíblia é a única coisa na Terra que fica cada vez melhor a medida que você a usa.

Por favor, compartilhe este sistema de leitura da Bíblia com todos os cristãos que você conhece, mesmo com qualquer um que estiver pensando em ler a Bíblia pela primeira vez.

Lista 1 - (89 dias) Mateus, Marcos, Lucas, João

Lista 2 - (187 dias) Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio

Lista 3 - (78 dias) Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colosenses, Hebreus

Lista 4 - (65 dias) 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito, Filemom, Tiago, 1 e 2 Pedro 1, 2 e 3 João, Judas, Apocalipse

Lista 5 - (62 dias) Jó, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos

Lista 6 - (150 dias) Salmos

Lista 7 - (31 dias) Provérbios

Lista 8 - (249 dias) Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Ester

Lista 9 - (250 dias) Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias

Lista 10 - (28 dias) Atos

clique para ampliar

Segredos:

Leia um capítulo de cada lista a cada dia, em uma sessão ou duas. No final de um livro vá para o próximo livro. No final da lista; comece a lista de novo. Faça isso na ordem dada acima.

Leia rapidamente (sem correr) a fim de obter o sentido geral da escritura. Leia mais rápido que você confortavelmente pode com retenção moderada. Lembre-se: Você não está estudando profundamente ou memorizando as escrituras. Gaste de 5-6 minutos por capítulo. No final de um capítulo, mude imediatamente para a lista seguinte.

Leia somente o texto, não medite, não releia, não cruze referências. Leia somente!

Existem diferentes tipos de leitura: Super rápido, moderado com ritmo, leitura de estudo do texto e meditação profunda. Você deve estar entre o primeiro e o segundo tipo.

A maioria das pessoas diminuem o tempo gasto na leitura e aumentam sua retenção do texto após apenas duas ou três semanas! Eu leio e retenho todo o texto de Mateus em 35 minutos, Romanos em 20 e Genesis em uma hora!

Não pare a leitura quando ler algo que não entenda, o verdadeiro entendimento virá através ao contextualizar toda a escritura como um todo ao longo do tempo. Somente leio o texto!

Se você perdeu um ou dois dias de leitura tudo bem, comece de novo, e continue de onde parou, mas não se cubra de saco e cinza e desista! Mova seus 10 marcadores de texto para poder encontrar rapidamente onde você no dia seguinte.

Se você está se perguntando por que deve ler Atos (ou Provérbios) completamente todos os meses, você acabou de demonstrar que você precisa realmente ler esses livros muitas vezes!

O objetivo deste sistema de leitura bíblica é simples e duplo: Conhecer as escrituras para amar e obedecer a Deus mais e mais!

Soli Deo Gloria

Professor Grant Horner é especialista em literatura acadêmica, Teologia e filosofia da Renascença e Reforma. Professor da Faculdade de Mestrado Master's College North of Los Angeles
---------------------

Wesley Moreira