CONVENÇÃO PRESBITERIANA NOS EUA: ANTI SEMITISMO E GAYZISMO NA PAUTA


Um boicote a Israel e a redefinição do casamento foram as pautas que marcaram a convenção da Assembleia Geral Presbiteriana em Pittsburg, PA.


A Igreja Presbiteriana (EUA) por pouco não aprovou uma proposta para rever a definição tradicional de casamento na sexta-feira, um ano depois que a mesma denominação ter aprovado a ordenação de pastores gays.

A Assembléia Geral, reunida em Pittsburgh, votou contra a alteração da defninição de casamento de um "contrato civil entre um homem e uma mulher" a uma "aliança entre duas pessoas." por 338 contra e 308 a favor. O resultado da votação é reflexo de que a denominação sentiu o golpe de perder centenas de igrejas e milhares de fieis por causa do liberalismo teologico.

Outras igrejas protestantes têm aprovado a ordenação gay ou tem permitido congregações individuais celebrar uniões do mesmo sexo nos últimos anos. A Igreja Episcopal dos EUA que também está realizando sua convenção nacional na próxima semana em Indianápolis irá definir as orações oficiais para abençoar uniões do mesmo sexo.

Os opositores da nova definição de casamento disse que esta viola a palavra de Deus, divide a Igreja Presbiteriana e aliena a denominação de suas igrejas parceiras no exterior.

"Devo afirmar que a definição de casamento como sendo entre um homem e uma mulher", disse Jodi Craiglow, da igreja Miami Valley Presbytery em Ohio. Ela abordou diretamente os gays presbiterianos dizendo "Por mais que o meu coração sinta a sua dor e frustração, devo simplesmente manter o padrão de Deus, mesmo assim eu os amo", disse ela.

Michael Adee, diretor-executivo do grupo de defesa dos gays presbiterianos "More Light", disse do resultado da votação, "foi um momento comovente, um momento decepcionante." Vários delegados pro-gays e observadores choraram após a votação. "É um momento para se lamentar e é também um momento em que nos inspira a continuar fazendo nosso trabalho", disse Adee, completando, "A luta  ainda não acabou."

Por causa dessa tendência liberalista teologica os presbiterianos têm perdido  nas últimas décadas seus membros para outras denominações mais conservadoras. No ano passado, a denominação caiu para menos de 2 milhões de membros quando várias igrejas presbiterianas, teologicamente conservadoras, se desfiliaram da convenção nacional. Em uma atitude de resposta uma congregação liberal na Califórnia, a Igreja West Hollywood Presbyterian Church, recentemente se separou para se juntar à Igreja Unida de Cristo, que é mais aberta ao homosexualismo, alegando que os presbiterianos têm sido demasiado lentos em apoiar a causa dos gays e lésbicas.

O liberalismo teologico na igreja presbiteriana também colocou na pauta das votações outra discussão polêmica que dividiu a convenção. Na quinta-feira, os presbiterianos votaram 333-331 com duas abstenções em um plano para alienar (divest) três empresas na qual a denominação tem participação nos lucros e cujos produtos são usados ​​pelo governo israelense. O grupo busca à alienação da Caterpillar, Hewlett Packard e Motorola. A medida é um protesto a favor dos palestinos. Por 2 duas abstenções os presbiterianos quase deixaram de apoiar empresas ligadas ao governo israelense.

Na manhã de sexta-feira, presbiterianos militantes pró-palestinos (foto abaixo) tentaram sem sucesso ressuscitar a proposta de "divest" (o contrario de investir) empresas com a qual a denominação mantém inventimentos e que são ligadas ao governo de Israel. Mas pressionaram os delegados a aprovar um boicote aos produtos produzidos por empresas israelenses, incluindo a Ahava empresa de produtos de pele. O boicote presbiteriano a produtos israelenses passou com 71% dos votos.


A igreja presbiteriana brasileira deve vigiar sobre essa onda de liberalismo que invadiu a denominação nos EUA. Em breve militantes do liberalismo, financiadas pelos dolares dos americanos liberais também farão a mesma pressão politicamente nas convenções brasileiras.

Oremos para que Deus mantenha forte e inflexivel a liderança atual da igreja presbiteriana no Brasil. Que esses líderes produzam sucessores com o mesmo temor de Deus e apreço pela palavra.

Wesley Moreira

Fonte: Chron and Jewish Voice