DANDO UMA FOLGA PARA OS FARISEUS



Ao ler as Escrituras sem o devido cuidado, sem uma familiaridade com o período histórico do Segundo Templo, e sem a ajuda de fontes extra-bíblicas, um simples leitor do Novo Testamento pode supor que a maioria dos fariseus eram hipócritas e que os fariseus 'como um movimento' eram somente uma “ninhada de víboras”. Como resultado desta suposição comum cristã, a palavra fariseu se tornou sinônimo de"hipócrita", no nosso idioma.

No entanto, essa leitura generalizada do Novo Testamento é um erro terrível, que no curso dos dois últimos milênios resultou em consequências terríveis para a comunidade judaica.

  • Na casamento de que pessoas Jesus realizou seu primeiro milagre? 
Resposta: De fariseus, as talhas rituais para purificação antes da cerimônia era doutrina observada por familias de fariseus. (João 2:9)
  • Quem foi que veio avisar Jesus sobre a intenção de Herodes para matá-lo? 
Resposta: os fariseus (Lucas 13:31).
  • Quem foi que salvou a vida dos discípulos de Jesus, exortando o Sinédrio a tolerância, quando Pedro e os outros apóstolos foram trazidos perante eles (Atos 5,33-39)? 
Resposta: um fariseu Gamaliel nome, ninguém menos que Raban Gamaliel, o Velho, neto de Hillel, fundador das escola Farisaica.
  • Quem foi que ficou do lado de Paulo contra os saduceus do Sinédrio, dizendo: "Não encontramos nada de errado com este homem. E se um espírito ou um anjo falou com ele? "(Atos 23:6-9)? 
Resposta: os fariseus do Sinédrio. 
  • Quem cedeu um sepulcro novo para o enterro de Jesus? 
Resposta: Um Fariseu, José de Arimatéia.

José de Arimatéia e Nicodemos, ambos fariseus e muitos membros do Sinédrio são retratados nas escrituras como seguidores de Jesus. O mais famoso de todos os apostolos era um Fariseu. Paulo (Filipenses 3:5)

O Centurião Cornélio que mandou buscar a Pedro era um neófito dos fariseus. Os três mandamentos mais importantes aos olhos dos fariseus eram dar esmola, a oração e o jejum, nessa ordem. Cornelio, era um temente a Deus por que (Atos 10:2, 22) dava esmolas e orava muito (Atos 10:2, 4) e jejuava (Atos 10:30). Seguindo a doutrina dos fariseus.

E mais:

O historiador Josephus relata que, após Tiago ter sido linchado pelos grupo ligado ao sumo-sacerdote saduceu, Hanan (Anás), os fariseus protestaram contra os saduceus em favor de Tiago junto ao governador romano. David Flusser escreveu no seu livro: 
Um conflito entre os fariseus e Anás, o sumo-sacerdote o cunhado de Caifás, aconteceu no ano 62 dC. Anás convocou o Sinédrio e trouxe diante deles um homem chamado Tiago, o irmão de Jesus que era chamado o Cristo e alguns outros [provavelmente os cristãos]. Ele os acusou de ter transgredido a Torá e os entregou para serem apedrejados "(Antiq. 20:200-203). Os fariseus, que Josefo descreve como "habitantes da cidade que eram considerados os mais tolerantes e eram rigorosos na observância dos mandamentos," conseguiram derrubar o sumo sacerdote Anás de seu cargo por ter executado ilegalmente a Tiago. (David Flusser, “…To Bury Caiaphas, Not to Praise Him”)
Flusser também escreve:
Em contraste com o que sabemos sobre Caifás e sua máfia no Templo, especialmente em João 11:47-53, os fariseus nunca lançaram perseguições contra nenhum movimento profético. Isso é atestado pelo próprio Jesus (Mt. 23:29-31) que disse que os fariseus de sua época costumavam dizer: "Se tivéssemos vivido nos dias de nossos antepassados, não teríamos tomado parte com eles no derramar do sangue dos profetas. "Na verdade, quando se lê os evangelhos de forma crítica torna-se ciente de que os fariseus não desempenharam nenhum papel decisivo nos interrogatórios, na prisão e na crucificação de Jesus. Os fariseus nem sequer são mencionados no contexto do julgamento de Jesus conforme relatado nos evangelhos, com exceção da história sobre a guarda do túmulo de Jesus (Mt. 27:62). (David Flusser, “…To Bury Caiaphas, Not to Praise Him”)
Não é incomum que as pessoas confundem os fariseus com os saduceus. Este problema é facilmente visível nos filmes Jesus, onde muitas vezes são agrupadas em um mesmo grupo de barba comprida.

Na realidade, os fariseus e saduceus eram pólos opostos de muitas formas. Por exemplo, os fariseus acreditavam na ressurreição, anjos e demônios e em um Messias pessoal. Os saduceus não acreditavam em nada dessas coisas.

Os saduceus são conhecidos, mesmo em fontes extra-bíblicas como corruptos vendidos para Roma. Os Saduceus eram compostos por grande parte do sacerdócio do templo. Caifás era um saduceu. Foram os saduceus, e não os fariseus, que condenavam Jesus através de um injusto tribunal e foram eles que entregaram Jesus nas mãos dos romanos.

Os fariseus e Jesus podem ter tido seus problemas teológicos mas são os saduceus os verdadeiros vilões dos Evangelhos, e é um grave erro histórico confundir esses dois grupos muito diferentes.

Realmente Jesus repreendeu os Fariseus. "Eles pregam, mas não praticam" (Mateus 23:3). Os fariseus eram os conservadores de sua época, os professores da Bíblia e pregadores da sociedade. Os fariseus sabiam que o seu maior pecado era a hipocrisia, assim como os cristãos conservadores de hoje também devem entender que na hipocrisia está o seu maior risco de pecar. Nós, os seguidores sinceros e devotos de Jesus somos os hipócritas do nosso tempo.

Só cessará de haver hipócritas quando não existirem mais crenças, nem fé e nem normas às quais alguém é responsável por seguri perante Deus. Todo seguidor do evangelho tem em si o potencial para a hipocrisia. Somente os que não crêem em nada estão salvos do risco de serem hipócritas.

Leia também:


Wesley Moreira

Roswell, GA