UMA VEZ SALVO SEMPRE SALVO. SERÁ MESMO?

A eleição no Novo Testamento não se refere a salvação mas sim ao privilégio de receber a verdade, os oráculos e a revelação de Deus. 

“…Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus”
Romanos 3:2
De todas as nações do mundo qual outra foi resgatada miraculosamente pelo mar, testemunhou da presença de Deus no Sinai, recebeu a lei e o sacerdócio, foi introduzida em uma terra por providencia divina, herdou a promessa do Messias e teve entre o seu povo profetas que julgavam nações? Nenhuma outra, apenas Israel. Por isso se entende que Israel foi eleito entre todas as nações, porém esta eleição não impediu que várias de suas gerações adorassem a Baal e se apostatassem após outros deuses. Reflitam sobre o exílio Babilônico, desde Abraão todas as promessas em relação a possessão da terra prometida são condicionais a lealdade de Israel a Yahaveh. Nenhuma outra nação foi eleita para herdar certa terra, mas por causa da deslealdade, esses mesmo eleitos foram exilados. Um terço dos exilados se adaptaram à cultura babilônica, adotaram os deuses babilônicos e nunca retornaram a Israel, esses mesmos porém não deixaram de ser eleitos pois já haviam recebido uma revelação maior através da lei e dos profetas, possuiam as escrituras, em outras palavras eles haviam recebido os oráculos de Yahveh, mas mesmo eleitos, o rejeitaram.

"Aquilo que não foi adquirido através da perfeição moral não pode ser perdido pela imperfeição moral, da mesma sorte, aquilo que foi adquirido pela fé só pode ser perdido pela falta de fé."

Michael Heiser

Receber Jesus no coração é apenas uma expressão linguística, é a constante fé em Jesus que nos garante a salvação. A verdadeira fé vai além do acreditar que algo aconteceu ou existe, a fé verdadeira produz fidelidade e essa influencia a vida do crente, seu comportamento e o leva a produzir bons frutos. As boas obras nunca vem antes da fé e da salvação, não podem nos salvar e apenas servem como indicador moral.  

"Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".  

Mateus 5:16

Enquanto alguns crentes acreditam que nunca perderão sua salvação mesmo vivendo no pecado, outros crentes acreditam que a imperfeição moral pode colocar a perder a salvação alcançada pela perfeita fé. Ambos se equivocam, a salvação pode ser perdida, mas somente a falta de fé ou incredulidade pode nos fazer perder a salvação. Isso não significa que estamos livres para viver intencionamente no pecado, pois o mau fruto indica que a perfeita fé já não existe,  e sem uma contínua fé não há salvação. A fé em Jesus sempre produzirá bons frutos.

Não houve salvação para os adoradores de Baal nem para os que rejeitam a Jesus. Através de Abraão os Israelistas foram predestinados a serem sacerdotes para as nações, foram predestinados a trazer o Messias ao mundo, foram eleitos para receberem as escrituras, mas esses privilégios não os impediu de cairem. Não há eleição para salvação, nunca houve e nunca haverá.

Salvação não é o mesmo que conversão. O meio evangélico tem tratado a salvação como se fosse um encantamento. Acreditam que se alguém levantar a mão e fazer certa oração alguma mágica ocorrerá e aquela pessoa se tornará em um salvo. A verdade é que somente pela fé no evangelho e em Jesus que alguém poderá ser salvo. Se você crê, estará para sempre salvo, se você deixar de crêr estará para sempre condenado. A FÉ PRECISA SER MANTIDA CONTINUAMENTE, essa fé mantida mesmo diante de adversidades é chamada de fidelidade. Ninguém consegue manter a fé em Jesus mediante obras, pois a fé nas obras é em si mesmo uma negação da fé em Jesus. Por sua vez a fé em Jesus produzirá boas obras como consequência. O evangelho não tem nada a haver com o mérito humano. Quem acredita que merece ser salvo já está perdido, pois a fé em Jesus exige que a pessoa reconheça que está perdida e precise que alguém morra no lugar dela. Essa fé em Jesus deve ser mantinda durante o tempo de vida, pois sem esta não há salvação.

Apesar de moralmente imperfeitos, Abraão e Davi eram eleitos de Deus que os fez portadores de uma revelação privilegiada e estes nunca abandonaram sua fé para servir a outros deuses. A eleição se refere ao privilégio de receber a revelação de Deus, de ouvir a verdade outrora escondida, de entender os mistérios divinos. O eleito segundo o Novo Testamento é aquele que teve o privilégio de receber o evangelho e entende-lo. No final dos tempos, desde Adão, no fim da história da humanidade milhões, senão bilhões, de pessoas morrerão sem nunca terem ouvido o evangelho. Por isso você que lê essas palavras, tendo recebido o evangelho e a revelação de Jesus é um privilegiado, e dessa forma um eleito, um predestinado por Deus, mas essa eleição não lhe impedirá de deixar perder a salvação.

"Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus." 

Mateus 10:32,33

No verso acima Jesus se dirigia aos seus discípulos, os que dentro todo o Israel foram eleitos, escolhidos ou predestinados para ouvir o evangelho dos lábios do próprio Jesus. Os que ouviam e criam, estavam salvos, mas Jesus os adverte "aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai" o que significa que a fidelidade é mais importante que a perfeição moral. Ninguém perde a salvação por pecar, mas perderá ao abandonar sua fidelidade a Jesus. Portanto é impossível ser fiel sem que a fidelidade seja acompanhada da fé. Não se pode ser fiel a Jesus sem crêr que Ele é o Messias, e é impossível crêr que Jesus é o Messias e ainda assim produzir maus frutos.

Quando as escrituras dizem que os crentes foram selados pelo Espírito Santo significa que a manifestação do Espírito na vida do crente é evidencia, fruto, ou consequencia da fé em Jesus. Mas não significa que esse mesmo crente é incapaz de perder sua salvação. Ao crêr, o crente está se alinhando ao evangelho, estará negando a si mesmo para se assemelhar a Cristo. Quando essa fé cessa, também cessa a salvação. 

O mesmo Paulo que descreve Israel como eleito também escreveu o verso abaixo:

"Eles, porém, foram cortados devido à incredulidade, e você permanece pela fé. Não se orgulhe, mas tema. Pois se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você. Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado."

Romanos 11:20-22

Por causa da realidade da possibilidade de se perder a salvação que Paulo e os outros escritores do Novo Testamente exortam os crentes a permanecerem fieis a fé. Se a salvação não pode ser perdida para que valem as exortações e o encorajamento de permancer firme e fiel diante da adversidade?

"continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho"

Colossenses 1:23

Paulo diz aos mesmos que chama de eleitos, ou predestinados, que se estes não permanecerem fieis ao evangelho o mesmo que aconteceu com Israel acontecerá também com eles. A fé tem que ser continua, permanente e produzindo bons frutos, doutra sorte, a salvação será perdida. Mas essa exortação nada tem haver com perfeição moral. Produzir bons frutos não significa a ausencia de pecado, mas sim que apesar da falencia moral do indivíduo nele há um esforço para permanecer fiel à aquele que é capaz de perdoa-lhe os pecados, Jesus. A salvação não depende da nossa performance ou mérito e não pode ser adquirida através da moralidade, mas pela fé somos levados à perseverar em seguir a Jesus. Ninguém perde a salvação ao pecar, mas sim ao deixar de crer em Jesus. Aquele que persevera na fé em Jesus, vence o pecado e produz bons frutos como consequência. Essas coisas ocorrem em sua devida ordem: Primeiro vem a semente, depois a árvore e por último o fruto. O bom fruto das boas obras é consequencia da semente de fé em Jesus que cresce e se tornar uma árvore enraizada a beira das águas do Espírito e que produz bons frutos automaticamente, sempre nessa ordem. 

"Mas a semente que caiu em terra boa representa a pessoa que ouve a mensagem e a compreende. Essa pessoa cresce e produz muitos frutos."

Mateus 13:23

No evangelho de Jesus a fidelidade é maior que a santidade. Se por um lado somos santificados e justificados através do sacrifício de Cristo, a lealdade à esse mesmo Cristo é responsabilidade de cada um. 

"se perseverarmos, com Ele igualmente reinaremos; se o negarmos, Ele também nos negará; mas se somos infiéis, Ele, entretanto, permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.

2 Timóteo 2:12

Deus quer que os pecadores se arrependam, a confissão de pecados e arrependimento sempre estarão disponíveis aos que crêem.

"Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de qualquer injustiça. Se afirmarmos que não temos cometido pecado, nós o fazemos mentiroso, e sua Palavra não está em nós."

 1 João 1:9

Deus não tem mais nada à oferecer além de Jesus crucificado, não há outro caminho para salvação e não há salvação por eleição ou predestinação. Os eleitos são os que recebem as boas novas e a entendem, mas se a mensagem não é continuamente acompanhada de fé poderá ser roubada. A deslealdade não ocorre quando pecamos, mas somente quando deixamos crêr e nos arrepender, quando deixamos de crêr no perdão, quando deixamos de crêr em Jesus.

A solução para aquele que abandonou o evangelho é a mesma para aquele que nunca ouviu o evangelho: FÉ. Arrependa-se e creia no evangelho. Aquele que crê está para sempre salvo, aquele que deixa de crêr está para sempre condenado.

Wesley Moreira