A MENSAGEM DE DEUS CONTIDA NO GETSÊMANI


Cada ato de Jesus, cada escolha e cada gesto carrega uma mensagem. Ele nos deixou pistas a seguir, mensagens a descobrir aos que dedicam a entender seus passos e suas escolhas. Há uma bela mensagem contida de forma simbólica no Getsêmani.

O Jardim do Getsêmani, não era o nome próprio de um monte, mas a maneira de se identificar um local onde havia uma prensa de olivas cercado por muitas oliveiras. A palavra hebraica para prensa de olivas é "gat shmanim" que é a palavra que romanizada originou o nome Getsêmani. Os atuais habitantes de Israel hoje quando desejam extrair óleo de olivas buscam por um "gat shmanim" embora os atuais moinhos de olivas sejam eléctricos conforme pode se observar na imagem abaixo "gat shmanim" originalmente era  um moinho composto de uma pesada pedra pesa por um eixo de maneira a rodar sobre uma plataforma de pedras onde é coloda as olivas ou azeitonas, dessa forma entendemos que gat shmanim é o nome de um jardim onde havia muitas oliveiras e uma prensa de olivas para produção do óleo. Por causa da romanização do nome "gat shmanim" que tradicionalmente chamamos o local onde Jesus orava antes de ser injustamente preso de Jardim do Getsêmani o que esconde o fato de que havia um moinho de olivas no local.

Mas porque Jesus escolheu o local da prensa de oliveiras para suas horas finais antes da sua captura? Há uma bela alegoria a ser observada aqui, vejamos:


O processo de produção do óleo de oliva é composto de três partes, esmagar, prensar e extrair. Se esmaga o fruto com a semente, destruindo-a e finalmente a pressiona para extrair o óleo. O processo de extração do óleo acontece em três partes.

Na primeira parte as olivas são colocadas na prensa para ser esmagada. Depois de esmagado pela pedra de moer o óleo que sai naturalmente sem a necessidade do espremer das olivas esmagadas é o mais puro óleo, e esse óleo era enviado ao Templo, para acender a Hanukkah Menorah, a lâmpadas do castiçal na presença de Deus.

Na segunda etapa de fato se espreme as olivas esmagadas. O óleo extraído é usado para medicina e como alimento. Esse óleo é considerado bom. 

Na terceira etapa usa-se toda a força para espremer o bagaço com ferramentas ou com as mãos, para extrair o que resta da última gota de óleo das olivas, o resultado é um óleo de qualidade inferior quando comparado ao primeiro óleo extraído, e era normalmente usado para acender lâmpadas usadas nos exteriores das casas e para iluminar os caminhos.

Tendo sobre si o peso do pecado do mundo inteiro, Jesus orou por três vezes no Gat Shmanim, por três vezes ele foi pressionado e espremido pelo peso do nosso pecado. Na terceira vez que foi espremido Ele suou sangue e ali foi consolado em sua dor por um anjo.

Na primeira vez que orou Jesus se deixou esmagar para que a luz da presença de Deus iluminasse a todos nós. Na segunda vez ele se deixou espremer para que fôssemos curados dos nossos pecados. Na terceira vez ele se deixou moer para que nos tornássemos a luz do mundo.

A unção que temos é de Jesus. O óleo da unção que é derramado sobre nós foi prensado e espremido de Jesus, o único ungido de Deus que se deixou moer, se deixou espremer para que o seu óleo fosse extraído e compartilhado com todos nós os que cremos nEle. A unção que temos, é dEle e veio dEle. Na unção dEle somos levados à presença de Deus, curados e nos tornamos então luzes exteriores, luzes do mundo afim de compartilharmos esse mesmo óleo com os demais ao quais Deus quer salvar.

Wesley Moreira