A MAIS BELA E SATISFATÓRIA EXPLICAÇÃO SOBRE A CRIAÇÃO

Com a ascenção de Hitler ao poder Albert Einstein deixou a sua terra natal, a Alemanha, fugindo para os Estados Unidos. Mas poucos sabem que ao lado dele viajava o padre católico, belga, Georges Lemaitre, um homem que Einstein muito respeitava.

Georges Lemaitre era um homem religioso, mas também um grande cientista, um cosmólogo de fato, que concentrava seus estudos no surgimento do universo. Sua pesquisa, crenças e conclusões influenciaram muito o modo como entendemos a existência hoje.

Georges abraçou a fé desde garoto e ainda jovem entendia que havia uma relação entre a fé e a ciência. Em 23 de setembro de 1923 ele foi ordenado a padre, mas durante seu tempo livre Lemaître continuava seus estudos científicos. O Cardeal Mercier, reconhecendo os talentos de Lemaître, permitiu-lhe ir estudar no prestigioso Observatório de Harvard. Durante esse tempo Lemaître se tornou um Ph.D.

Foi nessa época que Lemaitre criou uma teoria que causou grande impacto sobre como a ciencia vê o universo hoje. Em 1927, em seu artigo "A Homogeneous Universe of Constant Mass and Increasing Radius accounting for the Radial Velocity of Extragalactic Nebulae". Lemaître propôs e descreveu sua teoria da expansão do universo. Usando a teoria da relatividade de Einstein como um guia, Lemaitre especulou que o espaço está em constante expansão e, portanto, a distância entre as galáxias também está aumentando.

Mais tarde, Hubble iria demonstrar a mesma coisa e até hoje é geralmente quem recebe o crédito pela idéia de Georges. Além disso, Lemaître descobriu o que veio a se tornar conhecida como "a lei de Hubble", sobre a expansão relacionada com a distância entre as galáxias a partir da Terra. Lemaître entendeu também o que hoje é conhecido como "Hubble’s Constant". Em ambos os casos, ele fez isso antes que Hubble publicasse seu trabalho sobre essas mesmas idéias revolucionárias. Mas a contribuição real de Hubble foi apenas de fornecer a base observacional para a teoria baseada matematicamente por Lemaitre.

Infelizmente o trabalho de Lemaitre nesse periodo teve pouco impacto na comunidade científica devido a ter sido publicado em um jornal sem projeção fora da Bélgica. Mas um homem em particular leu sua teoria, Albert Einstein. Lemaître e Einstein se encontraram pela primeira vez em 1927 na famosa V Conferência Solvay, em Bruxelas. Ele estava impressionado com as descobertas de Lemaître, mas não balançou, e lhe disse: "Seus cálculos estão corretos, mas sua física é abominável."

Em 1931 o trabalho de Lemaître foi publicado no "Monthly Notices of the Royal Astronomical Society", uma revista científica que ainda existe hoje. Após esta publicação, os céticos disseram que havia algo faltando na teoria. Se o universo está em constante expansão, quando a expansão começa? A resposta veio apenas alguns meses depois, com a palestra de 1931 usando o texto de Eddington, " O Fim do Mundo do ponto de vista da Física Matemática", como um guia, Lemaître apresentou outra teoria revolucionária:

“Se o mundo começou com um único quantum, as noções de espaço e tempo juntas deixariam de ter qualquer significado no início; eles só começam a ter um significado sensível se o quantum original fosse dividido em um número suficiente de quanta. Se esta sugestão estiver correcta, o início do mundo aconteceu um pouco antes do início do espaço e do tempo.”

Isto seria cunhado mais tarde, na publicação de uma coleção de seus ensaios em 1950 intitulado como "The Primeval Atom", onde ele se refere ao início como um "now without yesterday", ou como ficou mal traduzido porém mais popularmente conhecido como "o dia sem ontem". Essa foi a base do que veio a ser conhecido hoje como " The Big Bang Theory ", depois de vários outros cientistas acrescentariam pontos à teoria de Lemaître.

Em apoio ao padre Lemaître, o Papa Pio XII proclamou em 1952 que a teoria do big-bang reconhecia a noção de um "criador transcendental" e, portanto, estava em harmonia com a fé católica. Lemaître não gostou da aval do Papa, pois suas teorias eram preconceituadamente rejeitadas  pelos cientistas ateistas que dominavam desde então os centros academicos, as grandes publicações e as revistas cientificas no mundo.

Lemaître em 1933 detalhou todas suas teorias para uma platéia em Pasadena, Califórnia. Quando ele acabou de falar Einstein presente veio a comprimentar seu amigo dizendo:

"Esta é a mais bela e satisfatória explicação sobre a criação que eu já escutei."

O reporter  Duncan Aikman do  New York Times, que estava cobrindo a conferência, tirou uma foto dos dois cientistas sob o título "Eles têm um profundo respeito e admiração um pelo outro. "no mesmo artigo, Aikman continuou:


"Não há conflito entre religião e ciência, Lemaitre está sempre dizendo ao público deste país .... Seu ponto de vista é interessante e importante, não porque ele é um sacerdote católico, e não porque ele é um dos principais físicos-matemáticos do nosso tempo, mas porque ele é os dois.”



Wesley Moreira





------------
Fontes: 

http://link.springer.com/book/10.1007%2F978-3-642-32254-9#page-1
http://download.springer.com/static/pdf/705/bfm%253A978-3-642-32254-9%252F1.pdf?auth66=1392082113_b7a7dcbd11248ab187c887eacc1ffe9d&ext=.pdf
http://www.amnh.org/education/resources/rfl/web/essaybooks/cosmic/p_lemaitre.html
https://www.catholicculture.org/culture/library/view.cfm?recnum=8847
http://books.google.com/books?id=2RgJAQAAQBAJ&pg=PT215&lpg=PT215&dq=january+1933+georges+lemaitre+einstein&source=bl&ots=nfSJY2sO5M&sig=UEbBGv__yvKpgdzoL9s7ObI4JwA&hl=en&sa=X&ei=3br1UrWMD5froASEroHQBQ&ved=0CHgQ6AEwDQ#v=onepage&q=january%201933%20georges%20lemaitre%20einstein&f=false
http://www.aip.org/history/cosmology/ideas/bigbang.htm
http://books.google.ie/books?id=G-IXzhkTcS4C&printsec=frontcover#v=onepage&q=day%20without%20yesterday&f=false
http://books.google.ie/books?id=G-IXzhkTcS4C&printsec=frontcover#v=onepage&q=day%20without%20yesterday&f=false
http://scitation.aip.org/content/aip/magazine/physicstoday/article/64/8/10.1063/PT.3.1194

http://www.ralphmag.org/FV/universe.html