AVIVAMENTO DOS ÚLTIMOS DIAS: MAIS DE UM MILHÃO DE JUDEUS CRÊEM EM JESUS



O "Judaísmo Messiânico é o movimento de maior crescimento na comunidade judaica mundial desde 1967", disse Chernoff presidente da Messianic Jewish Alliance of America, que cresceu em uma família judaica messiânica. 
De acordo com o Conselho de Pesquisa da Federação Populacional Israelita os judeus messiânicos já são mais de um milhão em todo o mundo. Número bastante expressivo quando comparado aos 12 Milhões de Judeus habitando hoje o planeta "Os judeus estão se tornando crentes em Yehoshuah", diz ele, referindo-se a Jesus.

Cerca de 200 fiéis encheram o santuário envidraçado numa manhã de Sábado de primavera, orando, cantando louvores e saudando os novos membros. Entre os acolhidos havia um jovem israelense, chamado Yoav. Nada realmente extraordinário para a Congregação Beth Hallel (foto acima) em Roswell, ao norte de Atlanta (pertinho da minha casa) que não é uma sinagoga típica. Na verdade, é membro da Aliança Internacional de Congregações e Sinagogas Messiânicas do movimento messiânico judaico. Beth Hallel é apenas uma de um número enorme de congregações judaicas messiânicas na área de Atlanta, e uma das cerca de 800 congregações messiânicas judaicas no mundo, de acordo com Joel Chernoff.

Visitei Beth Hallel à alguns anos atrás, e francamente, é coisa boa para judeu. A liturgia e os cânticos são culturalmente judaicos, o que gera um ar de mais respeito e submissão ao objeto de culto, Deus, que a liturgia evangélica. Me chamou a atenção que eles lêem a Bíblia em Hebraico de um rolo de pergaminho, traduzindo cada verso para o Inglês posteriormente. A hermenêutica usada pelo Rabino era G'zerah Shavah uma das leis de Hillel, também usada por Paulo, o apostolo, em suas interpretações em suas epistolas. A mensagem foi seguida por um período de orações, feitas em nome de Jesus, e da Santa Ceia, ou Seder. 

Por mais diferente que pareça, não cabe a nós gentios determinar a liturgia dos irmãos Judeus. Se Paulo condenou os Judeus por tentarem impor sua tradição aos gentios convertidos (judaizar), não condenaria também aos gentios evangélicos a querer 'gospealizar' os Judeus? Eu destestaria ve-los fazendo a campanha de Daniel, tendo fé em 'lenços de milagres' ou comprando algum milagre com suas ofertas. 

A igreja gentia tem graves problemas teológicos para resolver antes de intentar a ensinar algo aos Judeus Messiânicos. Para sua própria saúde espiritual, eles devem ficar bem longe dos evangélicos, pois tudo o que eles precisam está na palavra e na direção do Espirito Santo. 

A réplica do templo judaico de Salomão, que será contruido pela IURD será o novo símbolo judaico a ser explorado para explorar o povo. Os evangélicos estão literalmente 'gospealizando' a cultura judaica. 

Quanto ao movimento messiânico, muito me anima e alegra ver esse avivamento acontecendo, o que aponta para a profecia de Paulo sobre seu povo, os Judeus.
"Porque, se a sua rejeição foi a reconciliação do mundo, qual será a sua redenção, senão a vida dentre os mortos?" Romanos 11:15 
Paulo conecta a redenção dos Judeus em Cristo com a ressurreição dentre os mortos, evento reservado para os últimos dias, por ocasião da volta de Jesus.
"Ora se o tropeço deles foi riqueza para o mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!" Romanos 11:12 
Há uma oposição de certos grupos evangélicos no Brasil contra o movimento Judeu Messiânico, e a causa não é outra senão o ciúme. No entanto, os mesmo grupos evangélicos que acusam os Judeus que crêem em Jesus de "Judaizantes" são os mesmo que hipocritamente usam símbolos judaicos em suas igrejas, promovem lucrativas viajens turísticas a Jerusalém e usam objetos judaicos em sua liturgias, tais quais, o óleo, o Sophar e a Talit na ordenação de ministros.

Paulo alertou sobre a arrogância dos gentios convertidos contra os Judeus. 
"E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu (igreja gentia), sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. Dirás então: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu pela tua fé estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme; porque, se Deus não poupou os ramos naturais, não te poupará a ti." Romanos 11:17
Parte da teologia aceita pelo meio evangélico é anti-semita, eu me refiro aos ensinos escatológicos de John Darby, que ao morrer em 1882 acreditava ser impossível a restauração de Israel como nação, pensamento que influenciou sua escatologia na rejeição teológica de Israel e impulsionou a teologia da substituição no ocidente. Charles Spurgeon, contemporâneo de Darby, já o acusava de herege e anti-semita. Infelizmente a escatologia de Darby se tornou popular por meio de Charles Spurgeon, fato que levou a igreja gentia ao 'anti-semitismo teologico' e ao engano do arrebatamento pre-tribulacionista.

Oremos pois, para que nossos irmãos Judeus, rejeitados por sua vez por seu próprio povo, como também o foi Jesus. Permaneçam firmes na fé. Desejamos que a chama do avivamento hoje sobre eles alcançe muitos outros milhares de judeus pelo mundo. Nesse tempo final, aguardemos juntamente com eles a manifestação de Jesus Cristo, Yeashua HaMashiac, que reinará com justiça sobre as nações do mundo, pelos séculos dos séculos.

Wesley Moreira