UNGIDO POR DEUS OU PELO ÓLEO JOHNSON

Quando adolescente comprei muitas garrafinhas de óleo Johnson na farmacia da esquina para os serviços da igreja. Usávamos o óleo para ungir enfermos e em ordenações de ministros. Sempre me soava engraçado no português quando chamavam o óleo de 'óleo ungido', para mim era pleonasmo ao quadrado, pois quem foi que ungiu o óleo com um outro óleo? 


A liturgia do óleo é bíblica. A unção de reis e sacerdotes está na escritura sagrada, no Antigo Testamento e depois no Novo Testamento quando o Espírito Santo unge cada crente como rei e sacerdote para Deus 1 Pedro 2:9; Apocalipse 1:6; 5:10 e 20:6. 

O óleo derramado por Deus sobre a cabeça do único dígno de ser ungido, Jesus Cristo, escorre, e se espalha sobre todo o Seu corpo, a igreja. Estamos todos debaixo da unção que escorre da cabeça. Não há privilégios ou preferências, entre os membros do corpo. Há apenas a medida de fé que o Espirito Santo usa para distribuir seus dons. Não houvesse a cabeça sobre a qual o óleo pudesse ser derramado, nenhum membro seria ungido. Portanto não existe nenhuma 'unção' individual, especial, particular dada a este ou aquele ministro. Mas todos os membros do corpo sem exceção se beneficiam do óleo que escorre da cabeça que é Jesus. É usurpação dizer “minha unção” quando nada é nosso e tudo é dEle. Todos os membros do corpo operam debaixo da unção do cabeça Jesus Cristo. 

Todos somos ungidos pela unção única que vem de Cristo.

A hierarquia do Reino de Deus é composto de dois niveis: Jesus acima e todo o restante da Igreja nivelada igualmente por baixo. Disse Jesus “...um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos.” (Mateus 23:8)

Se todos somos irmãos, ungidos e ministros uns dos outros por que então alguns se colocam acima da a crítica? 

Todas as vezes que algum líder envangélico se engana em seus ensinos trazendo prejuizo ao corpo, os mais fracos do povo evangélico se apressam em defender 'o errado em seu erro citando 1 Samuel 24:6 "Não toque no ungido do Senhor" se referindo a passagem de quando Davi, perseguido por Saul, deixa de mata-lo:

“O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao ungido do Senhor, que eu estenda a minha mão contra ele, pois é o ungido do Senhor.”  

Pela palavra da sua boca, vocês mesmos testemunham que seus líderes são semelhante a Saul. O ungido caído, o rei destronado, rejeitado por Deus e endemoniado, que se agarrou no trono politico como único recurso para ter autoridade sobre os homens.

Quem se coloca acima de qualquer crítica anda na carne, foi ungido apenas com óleo Johnson e não conhece o Espírito Santo.

O meu ungido, Jesus "o Cristo", que é cabeça do corpo, não somente foi tocado, mas também rejeitado, cuspido, pisado, moído e crucificado por nossa causa e por nossa culpa.

E você... foi ungido por Deus o pelo óleo Johnson? Foi ungido segundo a ordem de Saul filho de Quis a quem não se podia tocar ou de Jesus filho de Davi que se deixou tocar por amor de nós? 




Wesley Moreira