APRENDA COM NATAN A PREGAR O EVANGELHO

 Quando Davi pecou com Bate-Seba, ele quebrou todos os Dez Mandamentos. Ele cobiçou a mulher do próximo, viveu uma mentira, roubou, cometeu adultério, assassinou o corno, desonrou seus pais e assim, quebrou os restantes dos quatro Mandamentos por desonrar a Deus. Portanto, o Senhor enviou o profeta Natan para confronta-lo (2 Samuel 12:1-14).


Existe um grande significado na ordem em que a confrontação ocorreu. Natan deu a Davi (o pastor de Israel) uma parábola sobre algo que Davi poderia entender bem – ovelhas. Natan começou sua mensagem com o reino natural, em vez de imediatamente expor o pecado do rei. Ele contou uma história sobre um homem rico que em vez de tomar uma ovelha de seu próprio rebanho, matou o único cordeiro de estimação de um homem pobre para alimentar um estranho. Davi ficou indignado, sentado no seu trono de justiça própria revelou seu conhecimento da lei declarando que o culpado deveria restaurar quatro vezes a ovelha e deveria morrer por seu crime. Natan, em seguida, expôs o pecado do rei em tomar a ovelha de outro homem, dizendo: "Tu és o homem ... Por que desprezaste a palavra do Senhor, para fazer o que era mal aos seus olhos?" Quando Davi exclamou: "Pequei contra o Senhor", o profeta, em seguida, deu-lhe graça de Deus dizendo: "O Senhor também perdoou o teu pecado. Você não morrerá"

Imagine se Natan, com medo da rejeição, mudasse a messagem um pouco, e dissesse a Davi: "Deus te ama e tem um plano maravilhoso para sua vida. No entanto, há algo que está te impedindo de desfrutar dessa plano maravilhoso”. Imagine se Natan houvesse dito a Davi em tom pentecostal "Levanta agora ó Rei Davi, Deus já tem declarado a sua vitória, aleluias!" e ainda, imagine se ele tivesse adulado o rei e justificado a natureza pessoal do pecado de Davi com uma referência geralizada, “Não se preocupe, todos os homens pecaram”. A reação de Davi teria sido, "De que pecado você está falando?" em vez de admitir sua transgressão terrível. Pense nisso – Davi nunca diria com lágrimas: "Eu pequei contra o Senhor" ao som de uma dessas mensagens água com açucar! Em vez disso, ele poderia até ter um sincero desejo de experimentar este "plano maravilhoso" ou querer “essa vitória” ou ter admitindo que como ele todos os homens, pecaram. Mas nunca teria se arrependido do seu pecado genuinamente.

Davi tremeu sob a ira da lei, era porque o profeta não havia removeu o meio de produção de tristeza segundo Deus, que foi necessário para o arrependimento de Davi. É a “tristeza segundo Deus", que produz o arrependimento.

Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação (2 Coríntios 7:10)

Foi o peso da culpa de Davi que o levou a exclamar: "Eu pequei contra o Senhor." A Lei fez com que ele sentisse o peso, fosse sobrecarregado pela culpa, o que o tornou faminto e sedento por justiça. A lei iluminou-lhe a natureza revelando o seu grave pecado e a seriedade como Deus toma a questão.

Wesley Moreira