CLUBES DE LEITURA DA BÍBLIA

Formar clubes de leitura da Bíblia é uma tendência do momento. Mantemos nosso clube caseiramente como uma atividade aparte das que mantemos na igreja local. Começamos com os membros da nossa família, logo alguns vizinhos e amigos se ajuntaram conosco, tudo é muito satisfatório. A Palavra é por si mesma, e sem necessidades de oráculos humanos, a maior fonte de sabedoria.

Pessoas se convertendo sem que haja uma pregação envolvida, outras sendo abençoadas sem que ninguém orasse por elas. Pessoas antes secas espiritualmente, escandalizadas com a Igreja, desviadas, agora se renovando na fé apenas por lerem e ouvirem a Palavra em um ambiente caseiro, sem a intimidação das liturgias e sem os constrangimentos causados pela presença de líderes. Tudo é muito simples e muito eficaz.

Não é segredo que a liturgia evangélica, a linguagem dos pregadores, os ritmos bregas de certas músicas, os chavões do “crentes” e o ambiente carregadamente religioso são barreiras para que a Palavra de Deus alcance a todos. Muitos gostariam de ouvir ao evangelho, enquanto há pessoas que se apaixonam pela igreja evangélica outras fariam de tudo para evitar ambientes evangélicos. A Bíblia não deve ser segregada às igrejas onde seu uso é pífio, mas sua leitura deve ser popularizada fora dos ambientes religiosos.

Esses clubes estão se popularizando por sua baixa exigência para funcionamento. Basta que haja uma Bíblia e duas pessoas que saibam ler e 30 minutos diários a dedicar, Aleluia! O clube está formado. Não é necessário um professor, a Bíblia se ensina a si mesma, não faz falta um pregador, a Bíblia prega a si mesma. 

Quem se preocupa com a qualidade do entendimento e com heresias realmente não confia no Espírito de Deus e ignora que as heresias são frutos de intelectos sofisticados, muitas vezes de teólogos e não raramente surgem para justificar práticas imorais relacionadas ao mau uso da fé por grupos bem organizados. A leitura independente da Bíblia não requer supervisão, se o evangelho é simples, também o é sua absorção direta das páginas da Bíblia. Toda tentativa de atribuir a correta leitura Bíblica à “especialistas” busca monopolizar a verdade ao poder de determinado grupo e contraproduz a divulgação do evangelho. A Bíblia continua a interpretar a si mesma e os clubes de leitura oferecem essa oportunidade que a igreja, com seus pacotes doutrinários montados segundo a visão de seus líderes, nega. Uma pregação feita de qualquer púlpito pode conter algo da Palavra, como pode também conter algo carnal, humano e diabólico. A perfeita Palavra de Deus é a Bíblia somente, e os clubes de leitura se focam somente nela.

Os clubes de leitura da Bíblia não exigem filiação denominacional, não tem liderança, não representam ninguém e não se propõem como substituto de cultos. Mas indiretamente ultrapassa os limites sub-culturais libertando a Bíblia do cinturão cultural religioso criado em volta dela, e que é, a principal razão de todo estereótipo alimentado pela sociedade moderna contra a Bíblia.

Sua efetividade é provada na prática e na vida. São comuns os casos de pessoas que se converteram através somente da leitura da Palavra, eu poderia citar dúzias de pessoas e cada um de nós conheceu alguém que se converteu ao evangelho sozinho, somente através da leitura Bíblica. Podemos ser transformados de maneira espetacular em maneiras imprevistas sempre que nos dedicarmos a uma ininterrupta leitura da Bíblia.

Pais que evitam fazer cultos familiares por não serem prolíficos na Palavra, acanhados para falar em público tem aqui uma prazerosa solução para ensinar a Palavra e criar um ambiente familiar saudável no lar. Adultos, jovens, adolescentes e até crianças podem formar seus próprios clubes de leitura da Bíblia. Grupos mistos nos lares, grupos entre funcionários que leem no horário do almoço estão se tornando comuns.

Em nosso clube adotamos o método da “lista de 10” de Horner postado aqui. É o mais poderoso e eficaz entre os outros métodos e permite um dinamismo maior principalmente porque é feito através de cruzamento sistemático de textos o que permite que a Bíblia interprete a própria Bíblia eliminando o fator “pregador” requerido em reuniões religiosas convencionais. A Bíblia prega e ensina a si mesma. 

Funciona assim, cada dia os presentes no clube, o número pode variar, mas o ideal é que cada um leia um capítulo de cada livro de cada uma das dez listas. É isso mesmo, dez capítulos por dia. Use dez marcadores para as listas individuais de livros para manter o controle sobre quais livros e capítulos o clube está lendo. Nas Palavras de Horner: 
“Uma vez que as listas variam em comprimento, as leituras devem começar a se entrelaçar em uma constante mudança de maneiras. Você nunca lerá o mesmo conjunto de dez capítulos juntos novamente! Todos os anos você vai ler todos os quatro Evangelhos quatro vezes, o Pentateuco duas vezes, as cartas de Paulo de quatro a cinco vezes cada uma, os livros de sabedoria do Antigo Testamento seis vezes, todos os Salmos pelo menos duas vezes, todos os Provérbios bem como Atos uma dúzia de vezes, e todo o Antigo Testamento e os livros proféticos cerca de uma vez e meia. Desde que o entrelaçamento está em constante mudança você experimentará a Bíblia comentando de si mesma em uma infinidade de diferentes maneiras. Você estará usando o antigo princípio da Reforma Protestante que é "scriptura interpretans scripturam”, a escritura interpreta a escritura, em ação! ”
Comece de maneira simples, convide pessoas de sua afinidade e convide colegas de trabalho. Desafia os mais incrédulos, todos têm certa curiosidade a respeito da Bíblia. As pessoas estarão inclinadas a aceitar quando entenderem de que não é um culto ou reunião religiosa. Respeite os seus convidados, seja fiel à proposta e somente se reúna com eles para ler a Bíblia.

Coisas que você deve evitar:

Seja discreto, não faça campanhas, não anuncie na frente da igreja, não tente fazer disso uma moda. Convide pessoas de sua afinidade, mesmo não crentes, mesmo de outras igrejas.

Comece, com poucos ou mesmo sozinho, a leitura Bíblica do método Horner é continua, sem começo e sem fim. Pessoas podem participarem sempre que desejarem, embora o benefício maior se alcança na continuidade.

O clube de leitura da Bíblia não tem nenhum propósito além de ler 10 capítulos diários segundo o método adotado. Não estenda a leitura, não tente adicionar, não improvise. Se alguém ficou para trás, poderá sempre fazer sua leitura em casa até alcançar o restante do grupo. A dinâmica deve ser mantida ou o alvo de ler toda a Bíblia não será alcançado. 

Não transforme seu clube de leitura em um culto. Não faça orações, não pregue, não recolha ofertas, não imponha as mãos, não tome a Palavra, não dê avisos. Lembre-se, você está ali somente para ler a Bíblia.

Nunca quebre o formato, não aproveite os presentes para pregar, não estrague o banquete. 

Não pare para responder perguntas sobre o texto lido. A Bíblia responderá a si mesma no decorrer das leituras. Quem tem questões deve guarda-las para si, elas serão respondidas pelas próprias escrituras em leituras futuras. 

Se algum incrédulo quiser se manifestar sobre o que ouviu e não gostou, não permita, a regra é a mesma, e a Palavra se defenderá a si mesma. A resposta correta chegará nas leituras futuras.

A grande autoridade na habitação onde vocês se reúnem é a Bíblia. Já há demasiados cultos, campanhas e diversos tipos de reuniões que muito pouco produzem. Dê uma chance à Palavra. 

Ao se ater somente a leitura da Bíblia, evitando orações ou “dar a palavra” a alguém você estará dando a autoridade a quem tem autoridade, a Bíblia, e também evitará a paranoia de alguns líderes que conseguem enxergar conspirações até em cafezinhos entre irmãos. 

Permaneça no propósito único de se reunir para ler somente a Bíblia, não seja religioso, há tempo para fazer orações e a Bíblia precisa da dedicação desse tempo. O Espírito Santo irá agir, não Lhe faz falta sua oração para que Ele se esclareça na Sua Palavra.

Não é culto de jovens, não é reunião de oração, não tem doutrina, não há oração nem imposição de mãos, não se discute doutrinas, não se responde perguntas, não há oportunidades a dar, não há assuntos da igreja a discutir. Somente há a simples, direta, fácil e extremamente necessária leitura de 10 capítulos da Bíblia diariamente entre irmãos. 

Se algum eventual participante quiser usar o tempo para atividades “místicas” e tentar profetizar, orar, falar em línguas, não permita. Respeite os demais que foram convidados para ler a Bíblia. Cumpra a sua palavra e não fuja da sua proposta.

Não há lanches para dar, o clube não é visita social e a última coisa que você deseja fazer é ser pesado ao seu anfitrião.

Não é clube para discursão teológica. Não fique no final discutindo o texto, contenha-se e respeite a experiência dos outros. Deus fala de maneira diferentes a cada um, permita que cada um saia do tempo de leitura com sua impressão individual do texto lido. 

Não fique no final tentando fazer evangelismo pessoal. A Bíblia está sendo lida, confie no Espírito de Deus que convence o homem. A leitura da Bíblia por si só é mais que o suficiente. 

Não é pelo muito falar que você alcançará pessoas para Deus. Permita que a Bíblia fale por si mesma na sua leitura. 

O resultado é magnífico, você irá experimentar a Palavra de Deus de uma maneira especial. Não há hedonismo, resultados imediatos não ocorrerão. Mas sua visão do mundo irá se adequando à Palavra de Deus gradualmente. 

Se você não é membro de uma igreja, não permita que pessoas interpretem que você está começando sua igreja, siga a esses mesmos conselhos. Não crie barreiras desnecessárias para que a Palavra chegue aos demais.

Se você me der ouvidos seguindo as sugestões acima seu clube de leitura logo contará com pessoas não crentes, de diversas classes sociais, terá visitantes inesperados e muitos curiosos e será uma bênção para todos.

Wesley Moreira