OS NEOANTINOMIANOS E A AUTORIDADE DO ANTIGO TESTAMENTO

Nossa geração de cristãos é herdeira de certos debates que se iniciaram na igreja primitiva. Entre os mais ardentes, o embate entre os judaizantes, que argumentavam que os não-judeus deveriam se converter ao judaísmo antes de poderem receber o Espírito Santo e aliança com Jesus, contra os antinomianos, que argumentavam que os judeus deveriam ao se converter, rejeitar o Velho Testamento e os 10 mandamentos. Cada qual com suas vertentes e variações. Tiago e Paulo representavam os moderados de cada facção, respectivamente, e Pedro atuou como moderador.

O antinomismo, que recebeu esse nome somente durante a reforma protestante, é o contrário extremo do legalismo. O primeiro busca acrescentar todo ritual liturgico, dietas, festas, observações etc, como condições para a salvação, o segundo, por sua vez, foge de toda e qualquer responsabilidade moral de viver o evangelho, e reivindica sua salvação a partir de uma fé espressa abstradamente. Fosse o filho pródigo um antinomista, a parábola terminaria com ele vivendo entre os porcos enquanto acreditava que o Pai o estava perdoando. Uma parábola sem regresso e arrependimento do filho, sem a busca humilde deste pelo Pai, sem sua confissão de pecados, ou melhor, sem nenhuma obra que possam ser reconhecida como fruto do Espírito Santo brotando em um coração pródigo.  

Os neoantinomianos cujo expoentes são encontrados nos teologos liberais que influenciam parte da igreja em nossos dias com uma atrativa mensagem sobre a "graça", secretamente negam a autoridade do Antigo Testamento e acusam as Escrituras de fraude, em seus ensinos sutilmente imputam aos apóstolos obscuridade no entendimento dos ensinos de Jesus, abertamente distorcem as palavras de Paulo e ousadamente criam toda uma nova religião em volta de uma personalidade fictícia, que desejam eles, seja Jesus. Dai a razão de todos eles projetarem no líder Hindu Mahatma Gandhi uma personificação histórica do que houvera sido Jesus. Estes por relativizarem o certo e o errado, centralizam a justicação de seus pecados em uma projeção daquilo que desejam, fosse Jesus Cristo, e por consequencia, em si mesmos, em seus egos. E por se tornarem juizes de si mesmos, como disse Paulo, sempre são por si mesmos absolvidos. Acreditando que estão na graça, não passam de moralmente irresponsáveis.

Os antinomianos dizem que são salvos pela graça quando vivem uma vida no pecado, o que não importa muito para eles, desde que acreditem que são salvos. A graça nunca pode ser desvinculada da responsabilidade moral, mesmo que Jesus tenha pago por nossos pecados na cruz, nos outorgando sua graça, Ele não nos ausenta de nossa responsabilidade moral diante de Deus e dos homens.

Os neoantinomianos se tornaram tão sectários que chegam a acreditar que todas as igrejas são anticristãs e que quando alguém se torna membro de qualquer igreja, o faz comprometendo sua a fé. Seus discursos baseiam-se sempre em opor Jesus e as Igrejas e se caracterizam por formar 95% de seus neófitos de gente com experiencias congregacionais ruins.



"Se a sua pregação do evangelho da livre graça de Deus em Jesus Cristo não provoca a ira do antinomianismo, você não está pregando o evangelho da livre graça de Deus em Jesus Cristo."

~ D. Martyn Lloyd-Jones

A teologia antinomianista tem a sua raiz na negação da autoridade do Velho Testamento, que seguindo seu caminho ideologico natural se desenvolveu para a negação da lei moral, e logo para a crença na fabilidade das Escrituras e finalmente para a relativização do pecado. Qualquer esforço no intuíto de combater o antinomianismo deve ter como prioridade atacar-lhe a raiz, ou seja, apologeticamente expor a autoridade do Antigo Testamento para a igreja. Essa é minha intenção nas linhas abaixo escritas, a começar por Jesus, a última figura Bíblica ainda respeitada pelos antinomianistas.

Que Jesus é a figura central da nossa fé, estamos todos de acordo, mas do ponto de vista do leitor da Bíblia qual a centralidade dada aos ensinos de Jesus e suas citações do Antigo Testamento? Quais os livros da Bíblia que Jesus citou e destes qual o livro mais citado? 

Jesus tirou todos os seus ensinos do Antigo Testamento, quem pensa ao contrário precisa ler a Bíblia com mais atenção. Os Evangelhos testemunham que Jesus, desde sua infancia, debatia sobre o Antigo Testamento com os doutores. Jesus citou 49 versos de 24 diferentes livros diferentes do Antigo Testamento, não estou contando as repetições nos evangelhos sinópticos, o que chegaria à 84 citações. Desses 49 versos que Jesus citou, há alguns em particular que ele citou mais do que quaisquer outros, os Dez Mandamentos que ele citou em quatro ocasiões distintas:

Mateus 5:21 - Éxodo 20:13 “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo.”
Mateus 5:27 - Êxodo 20:14 “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás.”
Mateus 15:04 e Marcos 07:10 - Éxodo 20:12 , Dt 05:16 “Honra a teu pai e a tua mãe; e, quem maldisser a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá.”
Mateus 19:19 e Marcos 10:19 e Lucas 18:20 - Exodo 20:12-16 , Deut 5:16-20 “Sabes os mandamentos: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; a ninguém defraudarás; honra a teu pai e a tua mãe.”

Jesus citou outros 3 versículos em ocasiões diferentes além dos Dez Mandamentos:

Oséias 06:06 “Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos” em Mateus 9:13 e Mateus 12:07 e seu paralelo em Isaisas 29:13 uma vez, em dois evangelhos.

Levítico 19:18 “Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.” em Mateus 05:43 , Mateus 22:39 e com uma repetição em Marcos 12:31.

As espístolas dos apóstolos são cartas de homens cheios do Espírito Santo que liam o Antigo Testamento e reconheciam nele a inpiração divina. Os apóstolos citaram 34 livros do Antigo Testamento em suas cartas e somente Paulo cita versos do Antigo Testamento por 268 vezes, sem contar as inferencias e referencias indiretas, observem que não estou contando as referencias na Carta aos Hebreus.

Se Timóteo morreu no ano 97 dC, e assumindo por evidencias indiretas que Paulo não foi executado em 64dC mas foi libertado da prisão algum tempo antes, e visitou lugares como Creta, Macedônia, Nicópolis na Acaia, Trôade, Mileto e Corinto, e talvez até possa ter visitado a Espanha, e depois voltou a ser preso, julgado e finalmente executado em 67dC e durante suas viagens ele escreveu duas de suas cartas "pastorais" a primeira carta à Timóteo e a carta à Tito, pergunto: De que “sagradas letras” Paulo se refere a Timóteo, observando também que o conjunto de livros o qual chamamos Novo Testamento foram reunidos somente no ano 323 dC pelo concílio de Niceia, a que Escrituras Paulo se refere senão ao Antigo Testamento?

“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;  para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.” II Timóteo 3:10-17

Pessoas tendem a assumir que a "escritura" de que fala esta passagem incluía tanto o Antigo e o Novo Testamento quando na realidade, não havia nenhum Novo Testamento quando esta declaração foi feita.

Certamente que não há dúvida alguma sobre a inspiração Divina do Novo Testamento, porém duvido muito que qualquer dos apóstolos consideravam suas cartas pessoais, as quais escreveram para determinadas pessoas e grupos, parte do canon bíblico ao lado do Antigo Testamento. Imaginava Paulo que estivesse aumentando um livro na Bíblia quando escrevia uma carta ao seu amigo Filemon? Isso é improvável.

Do começo ao fim, os autores do Novo Testamento atribuem autoridade absoluta as Escrituras do Antigo Testamento. Em nenhum lugar encontramos uma tendência a questionar, discutir, ou repudiar a verdade das antigas Escrituras. Passagens por vezes usadas como argumento de que Jesus ou seus apóstolos desafiavam a autoridade do Antigo Testamento, quando cuidadosamente examinadas, vem a reforçar, em vez de prejudicar, a evidência de que eles aceitavam o Antigo Testamento como a Palavra de Deus.

Por duas décadas a igreja primitiva se susteve apenas com o Antigo Testamento e a tradição oral transmitidas pelos apóstolos até que as primeiras epístolas começaram a circular por volta do ano 51dC. Os evangelhos, escritos a partir do ano 70 dC, endereçados em principio à particulares, ainda não circulavam. O primeira carta apóstolica, provavelmente I Tessalonicenses escrita em 51dC ou, possivelmente, Gálatas, que pode te sido escrita em 50dC, há alguma controvérsia sobre a data de Gálatas, e os últimos livros escritos foram, provavelmente, as epístolas de João e Apocalipse escritos no fim do primeiro século levaram alguns anos para se espalharem e permaneciam na região geografica endereçada, e até a primeira metade do século II somente a “Lei”, (Pentateuco) os ”Profetas”, e o “Senhor” (evangelho) estavam disponíveis. Até a metade do primeiro século não havia um Evangelho escrito, somente a tradição oral recebida dos apóstolos. Irenaeus, 130dC - 200dC, Bispo de Lyon, por sinal um grande apologista, usava apenas o Antigo Testamento e a tradição oral passada pelos apóstolos para pregar e defender a fé até que lhe foi chegado, já no final de sua vida, copias escritas dos evangelhos.

Maior testemunho para a autoridade do Antigo Testamento não poderia vir senão do próprio Jesus quando disse em João 5:39:

“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim”

A pergunta ainda é a mesma, se não havia todavia um Novo Testamento que veio a ser canonizado senão séculos mais tarde, a quais Escrituras Jesus se refere como portadora  da “vida eterna” e “testemunha” dEle?

A conclusão que chego é que se o fundamento da nossa fé, segundo as palavras de Paulo em sua carta aos Efesios 2:20, é fundamentado nos apóstolos e nos profetas:


"Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina"


E, aceitando o fato de que Moisés era um profeta, e que profetizou sobre Jesus em Deuteronomio 18:15:


"O Senhor teu Deus te suscitará do meio de ti, dentre teus irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvirás"


Não vejo nenhuma razão na rejeição dos escritos de Moisés ou do Velho Testamento. Sobre a prática dos ritos culturais judaicos a decisão já foi tomada pelo concílio de Jerusalem no ano 50dC, que foi claro sobre o tema não deixando mais o que debater, além do mais o concílio não julgava a inspiração das Escrituras, nem o valor da lei moral de Deus, mas as responsabilidades de Israel como nação, que nesse aspecto, são diferentes da responsabilidade da multicultural igreja gentílica.

Existe uma explícita diferença entre desejar que as igrejas sigam com retidão o evangelho, e desejar que as igrejas deixem de existir. Os apologistas, e aqui eu humildemente me incluo, se encontram na primeira opção.

Wesley Moreira

PS. Dos livros do Antigo Testamento, somente estes cinco nunca são citados no Novo Testamento: Esdras, Neemias, Ester, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos.