CARTA DE ABRAHAM LINCOLN AO SEU IRMÃO JOHN JOHNSTON

O décimo sexto presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln foi criado no meio de um grande fervor espiritual. Havia um grande avivamento acontecendo em Kentucky em meados de 1809 que estava associado ao trabalho do evangelista Peter Cartwright, um avivalista metodista do centro oeste, que ajudou a iniciar o Segundo Grande Despertar nos EUA, e que pessoalmente batizou doze mil convertidos

A mãe de Abraham era uma mulher temente a Deus que o sentava no colo dia após dia para ler-lhe as Escrituras, e o encorajava sempre a lembrar delas, especialmente dos Dez Mandamentos. Com a ausencia da escola publica era responsabilidade dos pais educar seus filhos, obviamente, formando homens de honra e virtudes.

Para ilustrar como os princípios cristãos moldavam o pensamento do americano comum naqueles dias posto abaixo uma carta de Lincoln à seu irmão que se encontrava em dificuldades financeiras e sempre recorria a seu irmão por ajuda, ei-la:



Abraham Lincoln a John Johnston, 24 de Dezembro de 1848



Caro Johnston,


Sobre o seu pedido por oitenta dólares emprestado, eu não acho que é o melhor a fazer por agora. Nas várias vezes em que eu te ajudei um pouco, você me disse, "Podemos nos dar muito bem agora", mas em um espaço de tempo muito curto te encontro na mesma situação difícil. Agora, isso só pode acontecer por algum defeito na sua conduta. E qual defeito seria? Eu acho que sei. Você não é preguiçoso, porém é ocioso. Duvido que desde que te vi, você tenha trabalhando um bom e inteiro dia de serviço, em qualquer dia. Você não gosta muito de trabalhar, e ainda não trabalha muito, porque aos seus olhos você não consegue obter muito pelo trabalho que faz. Este hábito de desperdiçar inutilmente o tempo é toda a sua dificuldade; é muito importante para os seus filhos que você quebre esse hábito porque eles têm mais tempo para viver, e podem se manter mais facilmente fora de um hábito ocioso antes de que entrem, pois será dificil para que eles possam sair uma vez que estiverem dentro. Você está na necessidade de algum dinheiro para agora; o que eu proponho é que você deva ir trabalhar com "Dentes e Unhas" para alguém que lhe pague por seu trabalho. Deixe o pai e os meninos cuidando das coisas em casa e prepare um cultivo, faça a colheita; e vá trabalhando pelos melhores salários, ou pelas dívida que você tenha, se puder. E, para garantir-lhe uma recompensa justa pelo seu trabalho, eu agora prometo a você que para cada dólar, entre este e o primeiro de Maio próximo, que você obter por seu próprio trabalho em dinheiro ou na quitação de dívidas, então lhe darei um outro dólar. Sendo assim se você é contratado por 10 dolares por mês, de mim você ganhará mais 10, recebendo 20 dolares por mês por seu trabalho. Com isso não quero dizer que você deva ir para a St. Louis, ou para as minas de chumbo ou as minas de ouro, na Califórnia, mas te digo para procurar os melhores salários que puder receber perto de casa, no condado de Coles. Agora, se você fizer isso, logo estará fora das dívidas, e o que é melhor, você terá um hábito que evitará que você entre em dívidas novamente. Mas se eu limpar seu nome agora, no próximo ano você vai estar numa dívida profunda como sempre. Você disse que daria o seu lugar no céu por $70 ou $80. Então você valoriza em muito pouco seu lugar no céu, porque eu tenho certeza que você pode com a oferta que te faço ganhar setenta ou oitenta dólares entre quatro ou cinco meses de trabalho. Você diz que se eu lhe fornecer o dinheiro você me penhoraria a terra, e se você não me pagar o dinheiro de volta, me entregaria a escritura da terra. Bobagem! Se você não consegue viver agora com a terra, como você vai então viver sem ela? Você sempre foi gentil comigo, e eu não quero ser agora indelicado com você. Pelo contrário, se você seguir o meu conselho irá entender que ele vale mais do que oito vezes oitenta dólares para você.


Carinhosamente seu irmão,

A. Lincoln





por Wesley Moreira