E SE DEUS DISSER NÃO?

Quando a resposta às orações é negativa todo o tipo de insegurança invade o coração. No desespero culpamos nossa pouca fé, o diabo, e algumas vezes culpamos a Deus.

Servimos ao um Deus pessoal, logo, um Deus que possui uma vontade, um Deus que decide, que julga e também ama. Somos criados à Sua imagem, e portanto, possuimos também vontades, desejos, podemos julgar e também amar. Como podemos então caminhar com Deus, quando a possibilidade de conflitos de vontades é inerente à dois seres que possuem livre arbítrio? Se a tentativa de manter uma parceria ou sociedade civil ou casamento com seres de nosso nível moral é extremamente difícil, como podemos então andar com Deus?
"Portanto, orai vós deste modo: Pai (...) seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu" Mateus 6:9
Somos levados diariamente à uma posição em que nossa vontade está em desacordo com a vontade de Deus. O que fazer? Religiosos, teólogos, mestres, por toda parte chegaram a diferentes conclusões sobre esse dilema. Como podemos nos relacionar com um Deus que tem vontade própria, e cuja vontade é santa? Desse dilema surgiram diversos conceitos sobre Deus. Por mais incrivel que pareça, o homem se sente mais a vontade mudando à Deus que mudando a si mesmo.

Entre os mais malucos conceitos ou teologias criados, algumas ensinam que deus não tem uma vontade especifica senão o amor, Ele é um deus-força, impessoal, quase abstrato. Outro conceito criado ensina que deus não interfere, somente nos observa, por ser indiferente à nós, ou é impotente para agir. Noutra teoria deus nos abandonou à nossa sorte, somos como ovos de tartarugas enterrados em uma praia isolada no universo. Há ainda crenças baseadas na negação da existencia de Deus, que surgiram da incapacidade de separar a Deus de sua vontade. Para esses, negar a existencia de Deus é mais inteligente que tentar entende-la. 

No meio evangélico, há uma crença pagã que ensina que a vontade de Deus é tudo aquilo que estiver no coração do homem. Conveniente solução é crêr que todo desejo, sonho ou vontade no coração, foi 'plantada' ali por Deus para ser por nós realizada. Assim transferindo a responsabilidade moral dos nossos desejos à Deus, evangélicos ficam a vontade para fazer de sua vontade terrena a missão de suas vidas. Deus se transforma, segundo essa crença pagã, no "laranja" de nossos desejos carnais, animais e diabólicos. 
"Ninguém se engane a si mesmo; se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia; e outra vez: O Senhor conhece as cogitações dos sábios, que são vãs. Portanto ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso" 1Cor 3:18 
Nenhuma das crenças pagãs descritas acima está de acordo com o ensino de Jesus sobre a vontade de Deus. Segundo Jesus, a vontade de Deus deve ser aceita sobre à nossa vontade. Nosso livre arbítrio nos permite a oportunidade de em amor, optarmos em deixar de fazer nossa vontade e nos submetermos a boa, perfeita e agradavel vontade de Deus predestinada desde a fundação do mundo à igreja. 

É necessário ter completa e plena confiança no amor de Deus para que o homem se submeta à sua vontade, exatamento por que Ele não explica de antemão o que faz. Dessa forma, o NÃO de Deus é pela fé tão bom quanto o SIM, e os mais estranhos e incompreensiveis mandamentos de Deus, como os que Josué recebeu em sua campanha na conquista da terra prometida, deve ser aceitos pela fé como o melhor possivel que poderia ser feito. Confiar na mente que tudo fez e onde habita toda a sabedoria é necessário para obedecer Sua vontade. 

Aqui os teólogos liberais e os teólogos da prosperidade e auto ajuda são semelhantes em suas heresias. Enquando a teologia da auto-ajuda escapa da vontade de Deus ao aceitar as ambições do coração do homem como vontade de Deus, a teologia liberal diante da incompreensão pela lógica da vontade de Deus na Bíblia escolhe criar uma via alternativa e racional para justificar as decisões de um Deus que faz tudo e todas as coisas segundo o soberano conselho de Sua vontade. 
"...nEle, no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade" Efesios 1:11 
Tudo que vem de Deus é bom mesmo que pareça e seja dolorido, estranho e louco. Se vem de Deus, devemos nos submeter com a confiança de que no final tudo será muito bom. Sem fé é impossivel agradar a Deus. Sem a confiança irrestrita e sem reservas pela vontade de Deus você o verá como um ditador cósmico. Mas ao confiar que Ele não falha, mas tudo que faz termina em bem, mesmo que voce não esteja mais ali para ver o final, Ele É Deus! Se você confia sem reservas, mas com paixão pela vontade dEle, as questões como 'Porque as pessoas sofrem?', 'Por que Deus não me respondeu?', e ainda 'Porque Deus não me livrou?' irão embora. Confiança irrestrita lhe trará amor inábalavel por Deus. 

Aprendi sob duras penas a aceitar a vontade de Deus, sem questiona-la. Não que eu seja obrigado a cumpri-la, mas confiadamente me submeto a ela em amor, sabendo do profundo do meu coração que estarei participando do melhor de Deus para essa geração. Mesmo que o resultado dessa vontade aos meus olhos seja insignificante. Se Deus diz que a fruta não deve ser comida, confiarei mesmo não entendendo à razão de tão insignificante proibição, pois a vontade de Deus sempre terminará em bem para o universo inteiro.

Depois de ler esse texto, leia Isaias 49:9 e ore a Deus confiando a Ele toda a sua vida e todos os seus caminhos. Confie no NÃO de Deus, e receba-o com a mesma alegria que voce recebe o SIM. Se arrependa por tentar impor sua vontade à Deus e por desconfiar das intenções de Deus naquilo que voce não entendeu em sua palavra. Ore e sempre confie mais nEle que em si mesmo. Confie mais na palavra que nas suas impressões da realidade. 
"Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." Isaias 55:9 
Wesley Moreira