COMO CONHECER A DEUS?




Certa vez em oração, Jesus rogou ao Pai:
"E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:3

Cientistas podem teorizar sobre a Lua, estudar seus movimentos e fases, nomear suas crateras, estudar os seus efeitos nas marés, mas somente um grupo de pessoas, apenas 12 astronautas tiveram o privilégio único de pisar na lua e de experimentar o que é estar em um corpo celeste. Dessa forma podemos dizer que somente os tripulantes da Apollo 11 verdadeiramente conhecem a lua.

Da mesma forma o conhecimento de Deus não vem por acreditar que Ele existe ou simplesmente admitir de forma cognitiva e racional, algo que acontece quando você sabe alguma coisa porque pensou naquilo, argumentou ou racionalizou e logo chegou a uma conclusão lógica. Jesus oração pediu ao Pai que viéssemos a conhecer a Deus no sentido empírico, que acontece quando você sabe sobre algo porque “conheceu ao experimentar ou provar”, basicamente, através de seus sentidos. 

Jesus não ensinou um caminho para chegar a Deus através do conhecimento, mas se apresentou como o caminho, o único caminho. "Conhecer a verdade" se refere a uma relação pessoal, não uma experiencia intelectual. 

Lembre-se sempre disso, somente um Deus pessoal pode revelar-se.

Jesus é a manifestação de um Deus pessoal à humanidade de maneira plena. Deus se revelou ao mundo em Jesus Cristo se colocando a disposição de todos os que o querem conhecer. Se fez homem, se tornou semelhante a nós, se permitindo a conhecer no nosso nível.  

Como na ilustração dos astronautas na lua, os teólogos podem estudar, pregadores podem clamar, estudiosos podem questionar, mas só é possível conhecer a Deus quando Ele se revela a si mesmo a nós. 

Os apóstolos viram a Jesus e testemunharam o cumprimento de cada profecia, de cada milagre, testemunharam o Cristo ressurreto e seu testemunho foi escrito nos evangelhos. Os que hoje creem no testemunho dos apóstolos podem provar a Deus através da manifestação do Espírito Santo, e conhecer que as promessas de Deus são verdadeiras. 

Deus não quer se mostrar abertamente ao mundo, o que o mundo precisa não é de uma prova definitiva da existência divina. Deus quer revelar-se a nível pessoal a aqueles que creem e o buscam, e é isso que o mundo precisa. As dores do mundo são primeiramente individuais e consequentemente coletivas, de modo que o que o mundo precisa é que cada um de nós venha a conhecer a esse Deus de maneira pessoal para que o mundo tenha paz. 

Quem quer conhecer a Deus o deve buscar através da oração. Cada prece dirigida a Deus, tendo a confiança posta no nome de Jesus é ouvida. Deus quer se revelar a você hoje, e é de graça.

Wesley Moreira